O Muay Thai na Tailândia é extremamente popular. Pessoas de todo as idades e tipos físicos praticam essa arte marcial, e muitas delas são profissionais nisto, recebendo seus salários por lutar Muay Thai, na verdade eles sobrevivem dessa luta, e na maioria são pessoas pobres – para quem não sabe, a Tailândia é um país bem pobre.
Até mesmo crianças de dez, onze ou doze anos já são consideradas profissionais, pois recebem salários para lutar. Sendo assim, percebe-se logo que as categorias de Muay Thai – Amador e Profissional – só existem nos papéis, na prática não. Pois as colocações de lutador amador de Muay Thai são ocupadas apenas por estrangeiros que vivem na Tailândia, e não por tailandeses.
No Muay Thai tradicional, não existe graduação classificada em faixas coloridas amarradas na cintura como muitos pensam: isso é graduação do Judô. Quando se vê um lutador com faixas coloridas no braço (Kruang) – no braço e não na cintura – ela não indica nenhum tipo de graduação. É apenas um misticismo.
O Muay Thai lá da Tailândia, divide seus lutadores de acordo com o grau de experiência deles.